quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aditivos químicos e Seus perigos

Se é verdade que os adubos químicos vieram possibilitar maior rendimento das colheitas de modo a satisfazerem em quantidade as necessidades do homem, a verdade é que a qualidade dos alimentos piorou. Cada vez mais entendidos em matéria de agronomia e alimentação pensam que estes produtos alteram a qualidade dos alimentos, são incapazes de restaurar integralmente os solos e contribuem em grande escala para a poluição das águas, quando são arrastados pelas chuvas para os rios.
    E o que dizer dos pesticidas, alguns deles de composição à base de arsénico? Uma parte deste veneno fica nos frutos e nos legumes, penetrando nos tecidos vegetais; outra vai para o solo. O DDT (diclorodifeniltricloroetano) é talvez o insecticida mais universalmente empregado. Há tempos fez-se uma experiência nos EUA, que nos é relatada por Robert J. Courtine:
    “Pulverizaram-se de DDT as ervas de uma pastagem e com essa forragem alimentaram-se vacas. Com o leite dessas vacas fez-se manteiga. Deu-se a manteiga a comer a ratos. Os ratos morreram. O DDT contido no estômago dos ratos possuía poder mortífero igual ao do que havia sido empregado inicialmente.”
    Ora este veneno tenaz absorvemo-lo nós também juntamente com os legumes, os frutos, os cereais, o leite, a carne... Os insecticidas penetram na polpa dos vegetais e misturam-se na seiva. Ingeridos pelos animais, acumulam-se na sua gordura e voltam a encontrar-se nos produtos alimentares de origem animal.  Ao dosear-se a percentagem de DDT existente em diversos produtos, nos EUA, encontraram-se:
    . 89/milhão na gordura de vaca
    . 65/milhão nos ovos
    . 500/milhão na gordura da galinha (!!!!!)
    . 12/milhão no leite.
    O DDT absorvido pelas vacas na forragem é armazenado na gordura, sendo depois eliminado lentamente pelo leite durante meses. Também no leite da mulher, em 30 de 32 casos, se encontrou DDT em proporções variando entre 0,1 e 0,77 por milhão. Assim, os bebés desde os seus primeiros dias de vida, quer sejam alimentados pela mãe ou com leite de vaca, ingerem vestígios de venenos violentos. Esta intoxicação é muito grave porque a sua alimentação é composta só de leite e os organismos jovens são mais sensíveis a venenos do que os adultos.
    Também muitos dos animais destinados ao talho recebem uma alimentação química que lhes eleva rapidamente o peso. Entre esses produtos, utilizam-se antibióticos, sulfamidas e, na criação industrial de aves de capoeira, hormonas femininas sintéticas. Estes produtos não são destruídos pela cozedura e muitas dessas hormonas vão dar origem às dioxinas, que são cancerígenas. Grande número de médicos afirma que os animais com alimentação à base de antibióticos constituem um sério perigo e, de qualquer modo, é certo já que o consumo da sua carne faz subir o teor de colesterol.

ADITIVOS
PROBLEMA CAUSADO
Antioxidantes
colesterol, arterioesclerose e cálculo renal
Aromatizantes
alergias, crescimento retardado, câncer e disfunções metabólicas
Sacarina e Ciclamato (D)
câncer e toxidade sobre fetos
Nitritos e Nitratos (P)
câncer no estômago e esôfago
Concervantes polissorbados e umectantes
alergias, distúrbios gastrointestinais, mutações genéticas, anemia, diarréia, irritações e lesões renais
Corantes
anemia, alergias e toxidade sobre fetos, podendo nascer com mal formação
Antiumectantes
tóxico aos rins
ácido acético (H)
cirrose hepática, descalsificação dos ossos
BHT, BHA e EDTA (A)
tóxico aos rins e fígado, interfere na reprodução, anemia e descalsificação
Espessantes
irritação intestinal
estabilizantes
cálculo renal, distúrbios gastrointestinais



Para saber mais: http://ruinuno.50megs.com/quimica.html
Minha fonte de pesquisa ^

Nenhum comentário:

Faz Bem Saber

Projeto SPE (Saúde e Prevenção na Escola)

Qual a finalidade deste projeto?

Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

Qual a proposta deste projeto?

Sua proposta é realizar ações que ajudem os jovens á entender melhor sobre a sua própria saúde, envolvendo questões sobre a infecção do HIV/DST´s.

Site de pesquisa: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=578&id=12370&option=com_content&view=article

Slide viagem de estudos