terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sistema Circulatório

Algo muito complexo é o sistema circulatório. Vamos analisar um pouco mais este assunto.
O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares)e vasos linfáticos. É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias do sangue e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos.
É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos [sistema excretor|órgãos excretores], como os [rins], tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o coração até outras partes são as veias.
Um sistema circulatório diz-se fechado quando as células do sangue estão sempre dentro de vasos sanguíneos. Este sistema é composto por um líquido que leva nutrientes às células e elimina seus resíduos. O líquido, bombeado pelo coração, pode ser incolor, chamado de hemolinfa (presente nos insetos) ou plasma (chamado sangue).
Nos seres humanos o sangue está em sistema fechado formado pelo coração, artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.
O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue.
O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de células e uma camada basal e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.
A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

QUEST? / Você é um bom aluno?

QUEST? BY CAROL 

1_Seu respeito pelo professor:
_quando ele te repreende por algum erro_______a)eu faço cara de quem nem sabe o que está acontecendo / b)eu respondo o professor imediatamente / c)eu o deixo falar e peço desculpas.

_quando você acha que o professor foi injusto_______a)eu simplesmente não dou a mínima / b)com ares de agressividade eu ¨xingo¨ele mesmo antes de ouvir o que ele tem a dizer / c)eu não pretendo perder uma amizade então calmamente converso a respeito com o professor.

_quando o professor não explica bem a matéria______a)eu nem me importo, pois sei que ele vai me rodar mesmo. / b) eu tiro satisfação com ele / c)respeitosamente eu peço que me explique melhor.

2_Suas atitudes perante colegas de classe:
_um de seus colegas te incomoda a aula inteira______a) tento fingir que não percebo nada / b) antes de ele pensar que vai continuar me chateando, eu dou um bom ¨corte¨ nele. / c) converso com ele depois da aula ou no recreio, más sem perder o auto domínio.

_você sofre zombaria quando vai de penteado novo, ou quando usa algum acessório diferente______a) guarda tudo pra si e corre pra algum lugar na tentativa de desaparecer da frente daqueles chatos / b) faço o máximo para acabar com isso - e isso inclui brigas e baixaria.../ c) converso calmamente com meus colegas, e se isso não funcionar (o que eu bem sei que não funciona...já tentei muitas e muitas vezes) eu peço ajuda de um adulto para conversar com eu e meus ofensores.

(lembre-se: se você sofre bullying, peça ajuda para seus professores ou a diretora da escola. Se seus colegas continuarem com as ofensas, você pode até denunciá-los (da forma correta). Só quem sofre é que sabe como é ruim....eu já sofri muito mais do que sofro hoje, e decidi que o melhor á fazer é criar auto estima e passar por alto as ofensas, já que outros métodos não funcionaram.)

3_Sua dedicação aos estudos
_você estuda antes de uma prova ou já fez disso um hábito regular? a)deixo os estudos pra última hora e nem me importo com provas / b) tento estudar mas isso não se torna um hábito. c) estudo sempre que posso. tento fazer disso algo essencial para me sair bem em provas e saber responder completamente uma pergunta.

_fica atento as explicações do professor? a) quase nunca, eu acho isso uma besteira, pra que escutar, se sei que a prova é com consulta? b) quando eu não tenho novas fofocas ou não estou pensando no jogo de amanhã, eu ouço as explicações. c) me esforço pra não perder nem um pouquinho da explicação, por isso sempre tenho em mãos uma agendinha pra anotar pontos fortes da palestra.

_que horas você dorme? se alimenta bem? a) durmo a hora que quiser, e me alimento o quanto eu quiser. b) durmo quando me vem sono, e me alimento muito pouco-tenho que manter a dieta em dia. c)tento dormir cedo e só abro exceções para festas, e me alimento de forma saudável.

4_Sua dedicação aos trabalhos escolares e extra-classe
_quando sabe que tem uma montueira de trabalhos pra fazer_____a) deixo tudo pra última hora e nem quero saber  da minha nota / b)faço quando posso, más o mais tardar possível e com má vontade c) faço tudo antes de jogar videogame ou fazer qualquer outra coisa, e com boa vontade.

_suas notas bimestrais: _______a)muito baixas. quase todas abaixo de 7, uma ou outra na média. b)algumas notas abaixo de 7 mas a maioria esta na media. c) todas as notas na média. quando fico com notas baixas logo as recupero.

ATENÇÃO!!! - SE RESPONDEU MAIS A) = SEM QUERER OFENDER, MÁS, VOCÊ NÃO ESTÁ DANDO SEU MELHOR! SEJA RESPONSÁVEL E MUDE SUA CONDUTA SE QUISER PASSAR DE ANO E SER ALGUÉM NA VIDA!

SE RESPONDEU MAIS B) = VOCÊ NÃO DÁ A MÍNIMA PROS ESTUDOS E NEM QUER SABER DE PASSAR DE ANO. SUA DESPREOCUPAÇÃO É MUITO GRANDE! FIQUE ATENTO, ISSO PODE SER SINAL DE PREGUIÇA!

SE RESPONDEU MAIS C) = VOCÊ PODE NÃO SER O MELHOR ALUNO, MÁS SE ESFORÇA E TENTA DAR SEU MELHOR AOS ESTUDOS. ISSO É MUITO BOM, CONTINUE ASSIM!

(LEMBRE-SE: ISTO É APENAS UM QUESTIONÁRIO SIMPLES, QUE VISA APENAS ALERTAR CONTRA A FALTA DE INTERESSE PELOS ESTUDOS. NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ SEJA EXATAMENTE O QUE MOSTROU SER AO VERIFICAR O RESULTADO.)

Faz Bem Saber

Projeto SPE (Saúde e Prevenção na Escola)

Qual a finalidade deste projeto?

Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

Qual a proposta deste projeto?

Sua proposta é realizar ações que ajudem os jovens á entender melhor sobre a sua própria saúde, envolvendo questões sobre a infecção do HIV/DST´s.

Site de pesquisa: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=578&id=12370&option=com_content&view=article

Slide viagem de estudos