terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sistema Circulatório

Algo muito complexo é o sistema circulatório. Vamos analisar um pouco mais este assunto.
O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares)e vasos linfáticos. É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias do sangue e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos.
É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos [sistema excretor|órgãos excretores], como os [rins], tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o coração até outras partes são as veias.
Um sistema circulatório diz-se fechado quando as células do sangue estão sempre dentro de vasos sanguíneos. Este sistema é composto por um líquido que leva nutrientes às células e elimina seus resíduos. O líquido, bombeado pelo coração, pode ser incolor, chamado de hemolinfa (presente nos insetos) ou plasma (chamado sangue).
Nos seres humanos o sangue está em sistema fechado formado pelo coração, artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.
O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue.
O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de células e uma camada basal e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.
A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.
Fonte principal: Wikipédia

CLIQUE PARA SABER MAIS: Ática Educacional

Um comentário:

Geográfica disse...

Oi Carolina seu blog está show de bola, Parabéns!

Faz Bem Saber

Projeto SPE (Saúde e Prevenção na Escola)

Qual a finalidade deste projeto?

Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

Qual a proposta deste projeto?

Sua proposta é realizar ações que ajudem os jovens á entender melhor sobre a sua própria saúde, envolvendo questões sobre a infecção do HIV/DST´s.

Site de pesquisa: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=578&id=12370&option=com_content&view=article

Slide viagem de estudos